Os principais efeitos que o ruído provoca no organismo do trabalhador
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CRISTIANE AP. DE GOIS CANGUSSU
OS PRINCIPAIS EFEITOS QUE O RUÍDO PROVOCA NO ORGANISMO DO TRABALHADOR
PONTA GROSSA
2012
CRISTIANE AP. DE GOIS CANGUSSU
OS PRINCIPAIS EFEITOS QUE O RUÍDO PROVOCA NO ORGANISMO DO TRABALHADOR
PONTA GROSSA
2013
Efeitos do ruído no organismo
Submeter o corpo a uma exposição de ruído elevados podem levar a uma série de problemas de saúde que devem ser considerados.
Ruído, como de outros poluentes, tem efeitos negativos sobre os seres humanos, tanto fisiológicos e psicossomáticos e constitui um grave problema ambiental e social. É nas grandes cidades onde mais se faz sentir os efeitos do ruído. É aí que os ruídos tornaram-se um agente invisível da poluição ambiental: a poluição sonora. Assim, esses sons têm consequências fundamentais e as implicações que não são facilmente visíveis, mas afetam a saúde e a qualidade de vida das pessoas. É por isso que os efeitos da poluição sonora são sentidos na audição. Na verdade, o prejuízo é comprovado que a orelha interna da cóclea é responsável pela perda auditiva relacionada ao ruído.
Entendendo o processo da perda auditiva
[pic]
No interior da cóclea, existem alguma céluas, conhecidas como células ciliadas. Essas células se movimentam com a passagem do som. O movimento das células ciliadas serve para decifrar o som que está passando pelo interior da mesma e que logo depois irá ao cérebro. Quanto maior o nível de ruído maior a oscilação das células ciliadas. Com a exposição contínua ao ruído elevado, as células não resistem e as oscilações excessivas e se quebram. A cada quebra, elas vão diminuindo a capacidade de decifrar os sons, e assim o começa a surdez, que é irreversível. Generalizando mais sobre o assunto,