Papper
Com o desenvolvimento do processo econômico das indústrias e o aumento do número de máquinas, visando melhor desempenho operacional, a perda da audição passou a ser um dos maiores problemas na saúde envolvendo doenças ocupacionais. Algumas empresas visam somente o crescimento de lucros, sem dar importância a uma melhoria no espaço de trabalho de seus colaboradores, garantindo sua saúde e integridade física. Os colaboradores expostos a níveis de pressão sonora elevados devem ser alertados dos efeitos que está exposição acarreta, com vista a melhorar a relação trabalho e saúde.
1.1 - Qualidade de vida
Trata-se de um tema que afeta diretamente a vida dos trabalhadores. Alcançar a qualidade de vida é o anseio de todo o ser humano, desde os primórdios até os tempos atuais. O trabalho no decorrer da história foi ocupando a maior parte do tempo do ser humano, suprindo assim suas necessidades e mostrando sua capacidade.
A qualidade de vida não se limita apenas em prevenir acidentes no ambiente de trabalho, é preciso abranger todas as esferas dentro da empresa, para isso a empresa deve desenvolver estudos para apurar possíveis causas de insatisfação de funcionários, pois a insatisfação acaba afetando a qualidade da produção e o desempenho de suas funções tanto na vida pessoal quanto na social.
Com os avanços tecnológicos muito locais de trabalhos passou a ser considerada a “segunda casa” dos trabalhadores. A partir daí a qualidade de vida veio com o objetivo de fazer com que os trabalhadores se sintam bem em trabalhar na empresa, e fazer do ambiente de trabalho um lugar agradável e produtivo.
A qualidade de vida no trabalho é indispensável hoje para o desenvolvimento das empresas, com isso são obrigadas a se preocuparem com a qualidade de vida dos funcionários, pois estão num meio de alta competitividade e modernização, e precisam dos trabalhadores para alcançar suas metas e objetivos.
O desenvolvimento e a