Quimica principios
Gabriel Sforsin
Luisa Marques
Thales Costa
Thiago Vilela
RELATÓRIO DE PINCÍPIOS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
Palmas, TO
2012
RELATÓRIO DE PINCÍPIOS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
Trabalho apresentado à disciplina de Princípios Experimentais de Química. Primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins.
Palmas, TO
2012
Introdução
Este trabalho foi dividido em três etapas, que será chamado respectivamente de Experiência 1, 2 e 3 (um, dois e três). Nas três são estudadas, basicamente, algumas das propriedades físicas da matéria. Na primeira é pontificado o ponto de fusão do naftaleno (C10H8), que é a passagem do estado sólido para o liquido. Na segunda, o ponto de ebulição da água, com uma propriedade coligativa, a ebulioscopia causada pela adição de Cloreto de Sódio (NaCl). E na terceira Experiência é feito o cálculo da densidade do cobre (Cu).
Materiais
Na Experiência 1 (um) os seguintes materiais foram utilizados: - Naftaleno(C10H8); - Tela de amianto; - Suporte; - Termômetro; - Béquer; - Fita adesiva; - Óleo vegetal; - Tubo capilar de vidro; - Bico de Bunsen.
Na Experiência 2 (dois) foram utilizados: - Suporte; - Garra; - Bico de Bunsen; - Termômetro; - Tubo de ensaio; - Pisseta; - Água deionizada; - NaCl saturada; - Proveta; - Rolha.
Na Experiência 3 (três) os materiais foram: - Moedas de cobre (Cu); - Balança de precisão; - Proveta (500 ml); - Água (H2O). Métodos
Na experiência 1 (um), com a intenção de determinar o ponto de fusão do naftaleno, um tubo capilar foi aquecido ao ser exposto à chama do bico de bunsen de modo que uma das extremidades foi vedada. Após a vedação, foi armazenado naftaleno no interior do tubo capilar, o qual foi preso paralelamente à extremidade de um termômetro, utilizando-se fita adesiva.