Herói, Super-Herói e Anti-Herói
Herói: os heróis de épocas em épocas sofrem algumas mudanças, na antiguidade clássica os heróis eram semideuses eram sobrenaturais e humanos ao mesmo tempo. Mas além da mitologia há os heróis de carne e osso, como Joana D’arc que mesmo não tendo uma super força, foi uma heroína.
Mas mesmo com essa diferença todos tem a mesma característica de serem corajosos, inteligentes, persistentes e defenderem ideais de paz, justiça e liberdade.
Super-Herói: o Super-Herói é muito parecido com o herói, tem as mesmas características e ideais. A diferença é que os heróis existem já os super-heróis são fictícios, seres irreais, com superpoderes, como por exemplo, o Super-Homem.
Anti-Herói: este tipo de herói procura a riqueza, o reconhecimento e a imortalidade por cobiça, por orgulho, por vingança e que não se move por uma causa moral, também não é dominado pelo mal, pode-se tomar como exemplo personagens como o Capitão Nascimento, do filme “Tropa de Elite”, ou o Capitão Jack Sparrow, do filme “Piratas do Caribe”.
O que é a jornada do herói?
Para conseguir refletir sobre a influência de personagens como heróis, super-heróis e anti-heróis é preciso entender o que é a jornada do herói.
O conceito da jornada do herói foi criado por Joseph Campbell, um estudioso norte-americano. Neste conceito Joseph cria um modelo de como seria o passo a passo da jornada de um herói, desde quando ele é um homem, sua jornada e desafios, até se transformar em um herói.
Esse conceito é muito usado em filmes, livros, desenhos e vários tipos de entretenimento. a Jornada do Herói é o caminho que o indivíduo percorre até a conquista de uma meta, é a aceitação de novos desafios e de toda a dificuldade para vencer cada etapa de aprendizagem dentro de cada escolha.
Todos os dias nós vivemos uma Jornada, nossas escolhas, desafios e relacionamentos estão pautadas por um objetivo e a maneira como você traça para chegar nesta meta.
Durante o percurso, Joseph