A janela de johari
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
HIAGO SOUZA DO AMPARO
JOSÉ DIMAS OLIVEIRA
RESUMO:
A JANELA DE JOHARI
Valença – Bahia
2011
HIAGO SOUZA DO AMPARO
JOSÉ DIMAS OLIVEIRA
RESUMO
Artigo apresentado ao curso de Sistemas de Informação da Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG, como requisito parcial de avaliação da disciplina, Relações Humanas do I semestre, sob a orientação do Professor Argemiro.
Valença – Bahia
2011
A Janela de Johari
JANELA DE JOHARI é um modelo conceitual para uma visão do relacionamento interpessoal. Essa janela possui quatro quadrados e quatro categorias que se pode ver como as pessoas se entendem na comunicação interpessoal e se relacionam em grupos.
Eu aberto- que são qualidades que você sabe que tem e os outros também. É uma espécie de retrato onde a pessoa se identifica assim como os outros a identificam
Eu fechado ou secreto- qualidades que você sabe que tem e os outros não. É o que a pessoa realmente é, mas esconde das demais.
Eu cego- qualidades que você não sabe que tem, mas os outros sim. A percepção das demais pessoas sobre você.
Eu desconhecido- qualidades que nem você nem os outros sabem que você possui. É o que está presente no subconsciente, difícil de ser analisado e percebido. A dinâmica do relacionamento interpessoal faz esses quadrantes se moverem (aumentando e diminuindo) principalmente após respostas aos estímulos (feedback) que recebemos ao nos relacionarmos em grupo. Estes, por sua vez, nos ajudam a compreender uns aos outros. Os quadrantes, sendo observados em termos de coluna e barra, podem diferenciar-nos do grupo. A primeira coluna contém aquilo que sabemos a nosso respeito. A segunda coluna contém aquilo que não sabemos a nosso respeito. A primeira barra contém o que os outros conhecem a nosso respeito. A segunda barra contém aquilo que os outros desconhecem a nosso respeito.
As consequências disso são uma