Janela de johari
A JANELA DE JOHARI Devemos desenvolver nossa capacidade de perceber com precisão o que acontece em nossa volta, para isso precisamos de equilíbrio ou ajustamento interno, autoconhecimento e flexibilidade. Ajudar a reconhecer o que é nosso de fato e o que é do outro, saber o que mobiliza nossas reações de angústia, irritação e raiva, entre tantas outras. Nem sempre o outro tem a intenção de nos atacar, agredir ou ofender, e devemos reconhecer que, às vezes, nós não estamos dispostos ou pré-dispostos a aceitar esta, ou aquela brincadeira. Se soubermos diferenciar estes momentos, já será um grande avanço.
Existe uma ferramenta conhecida como Janela de Johari (o nome é proveniente dos pré-nomes de seus criadores, Joseph Luft e Harrington Ingham), que contribuíram bastante para o autoconhecimento.
A Janela de Johari é dividida em quatro quadrantes são eles:
O Eu Aberto (área livre) - é o primeiro quadrante da janela de johari, mostra o que é conhecido de nós próprios e dos outros, por exemplo “meus amigos sabem que a minha comida predileta é strogonoff”, ou seja, não só eu sei que a minha comida predileta é strogonoff como os meus amigos também sabem. Esse quadrante é fundamental no relacionamento, porque a uma troca livre e aberta de informações. O Eu Aberto representa as qualidades que você sabe que tem e os outros também.
O Eu Cego (área cega) - é representado pelo quadrante superior do lado esquerdo da