janela de johari
A janela de Johari é uma ferramenta usada na comunicação interpessoal das pessoas, ela foi criada por dois psicólogos americanos Joseph Luft e Harrington Ingham a cerca de 50 anos. Quando falamos em comunicação interpessoal,, estamos dizendo que é a troca de informações entre duas ou mais pessoas.
A janela de Johari nos auxiliará a nos compreendermos melhor e assim desenvolvermos o nosso eu. Ao longo do trabalho encontraremos a influência dessa ferramenta em nosso aprimoramento como futuros engenheiros.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Janela de Johari é uma ferramenta de trabalho usada na área das relações com pessoas. Foi desenvolvida por Joseph Luft e Harry Ingham em 1955, “batizada” com as iniciais de seus nomes. Tinha como objetivo, ilustrar o processo de dar e receber feedback. (BASCIQUETT, 2011; KOPITTKE et al, 1997).
Como é difícil entender a complexidade da personalidade humana, especificamente em suas relações com os outros, os autores criaram um modelo com quatro retângulos (figura 1) que poderão ajudar-nos a conceituar o processo da percepção de um indivíduo em relação a si mesmo e aos outros (KOPITTKE et al, 1997).
Desta forma as regiões evidenciadas no modelo representam as áreas da personalidade humana e ilustram as relações interpessoais e os processos de aprendizagem em grupo (KOPITTKE et al, 1997).
De acordo com Kopittke (1997) a Janela de Johari é utilizada para representar a personalidade de liderança e não a personalidade global.
Para termos uma impressão exata das implicações que tem cada região de informação para a eficácia interpessoal e grupal, é preciso considerar não só o tamanho e a forma de cada região, mas também, os motivos que justificam sua presença no espaço (KOPITTKE et al, 1997).
Área I – eu aberto: constitui o comportamento em muitas atividades, conhecido pelas pessoas e por qualquer um que as observe. Este comportamento varia grandemente conforme a estimativa do que é correto em um ambiente específico e