Janela de johari
EXERCÍCIO
Na busca pelo autoconhecimento realizamos a análise SWOT. Começamos a descobrir uma série de características a nosso respeito. Depois, refletimos a respeito de superar as fraquezas e contornar as ameaças.
Entretanto é importante lembrar que o modo como nos vemos é apenas parte da situação. Vamos voltar a já mencionada Janela de Johari.
A análise SWOT forneceu a você informações relativas ao quadrante 1 e 2. Entretanto, é muito importante estar atento para o fato de que, para o mundo, você é um reflexo destas características, reflexo este que se mostra apenas através de suas ações.
Você pode ter destacado gentileza, ética ou assertividade como uma de suas características principais (forças), mas...será que você age assim nas situações mais difíceis? É muito fácil ser ético ou gentil ou assertivo quando tudo está bem; entretanto é preciso perceber que suas qualidades, ou no caso forças, só podem realmente ser atribuídas a você quando você, a despeito das agruras, mantêm-se firme.
Enfim, você não precisa apenas prestar atenção para aprender a lidar com suas fraquezas, você precisa prestar atenção para manter-se firme a seus atributos nos momentos mais difíceis.
TAREFA
Bem, mas agora vamos procurar um pouquinho mais de auto conhecimento. Escreva você uma relação com as suas características positivas e outra com as suas características que precisam ser melhorados. Depois, escolha duas pessoas de suas relações de amizade e/ou familiares e mais duas de suas relaçÕes no trabalho e peça a elas para apontarem duas forças e duas fraquezas em você. Vamos descobrir um pouquinho a respeito do “eu que desconhecemos” e que os outros conhecem.
Boa sorte!:-)
________________________________
Bibliografia:
MACÊDO, Ivanildo et al. Aspectos Comportamentais da gestão de pessoas. 9ª. Edição, Editora FGV, São Paulo, 2007, p.29.
-----------------------