Texto Janela Johari
A mudança em um dos quadrantes provoca uma modificação em todos os demais. O modelo de representação gráfica da Janela de Johari possibilita verificar as informações decorrentes de duas fontes : “ eu” e os “outros”
Dois processos regulam o fluxo interpessoal, determinando o tamanho de cada um dos quadrantes da janela: buscar feedback : consiste em aceitarmos e incentivarmos a percepção dos outros sobre nós mesmos, para identificarmos como nossos comportamentos estão afetando os outros, vendo-nos por intermédio dos outros; dar feedback ou autoexposição : consiste em darmos feedback aos outros, identificando, por meio de suas percepções e sentimentos, como o comportamento dos outros nos estão afetando.
O desenvolvimento desses dois processos — busca de feedback e autoexposição — amplia e incentiva o desenvolvimento interpessoal e as competências de relacionamento. A interação desses mecanismos revela estilos interpessoais, que podem ser representados graficamente e identificam aspectos importantes dos relacionamentos.
1. PREDOMÍNIO DA ÁREA DESCONHECIDA
Os dois processos são reduzidos. Exibimos um comportamento rígido e aversão por assumir riscos, somos mais reservados e observadores e menos participativos.
2. PREDOMÍNIO DA ÁREA SECRETA OU FECHADA
O processo de solicitar feedback é bem utilizado. Queremos saber sobre nós mesmos, como os outros nos vêem e percebem. É pouco utilizado o processo de auto-exposição, de dar feedback, o que pode significar pouca confiança nos outros. Geralmente procuramos saber a opinião e os sentimentos dos outros, mas, a longo prazo podemos provocar um comportamento de retração e desconfiança; podemos ser vistos como superficiais e distantes. 3. PREDOMÍNIO DA ÁREA ENCOBERTA OU CEGA
É mais utilizado o processo de auto-exposição, sendo pouco usado o de solicitar feedback. Demonstramos ser participantes no grupo, fornecemos informações, dizemos às outras pessoas o que pensamos, como percebemos o grupo,