A interdisciplinaridade em sala de aula
Rúbia de Cássia Alexandre Couto
Profª. Regina Ballmann
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0227) – Módulo III Práticas Educativas
10/12/2011
RESUMO
A Interdisciplinaridade investiga uma intercomunicação entre as diversas disciplinas. Busca novos ajustes dentro de um mesmo grupo de informações. Nessa edificação do saber a união das ciências não garante o seu perfeito cumprimento. Neste momento surge então a Interdisciplinaridade, que ultrapassa e enriquece a integração dos elementos do conhecimento. Não há Interdisciplinaridade se não há intenção consciente, objetiva e clara por parte daqueles que a realizam. É preciso mu- dar, transformar o efeito de construir pedagógico num ato de conhecimento de vida, para que o aluno saiba enfrentar a vida em um processo entre a teoria e a prática.
Palavras – chave: Conhecimento; Informação; Interdisciplinaridade.
1 INTRODUÇÃO
No anseio de esclarecer o que é Interdisciplinaridade verifica-se que esta palavra não possui um sentido único, embora as distinções sejam inúmeras e seu conceito caracteriza-se pelas trocas entre os especialistas e dá aproximação das disciplinas.
Sendo uma nova ciência que elimina todas as disciplinas e mistura todas as informações unificando-se em torno de um mesmo tema.
A necessidade da Interdisciplinaridade na produção do saber aprofunda-se no tipo inerente de cada indivíduo, da realidade social que é ao mesmo tempo, una e diversa na natureza Interdisciplinar de sua apreensão.
Num segundo momento o termo 'Interdisciplinaridede' refere-se a forma de atendimento do professor com os sujeitos, tendo por pré-requisito o caminho da superação do trabalho docente no campo educacional.
2 INTERDISCIPLINARIDADE : Atitude ou Alternativa
A Interdisciplinaridade está relacionada com os conteúdos de diversos conhecimentos ou pode ser compreendido como sendo a troca entre as disciplinas.