A competência do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento
Para a efetivação da interdisciplinaridade, ou ate mesmo a integração na matriz curricular escolar, deve haver um interesse conjunto de pessoas, que desejam ampliar as formas de ensino na teoria e na pratica. Entre os motivos para a não efetivação dessa interdisciplinaridade, segundo a autora, estão a ausência de conhecimento e do significado da interdisciplinaridade, a ausência de pessoas ou lideres que tomem o compromisso de levar essa pratica adiante e o obstáculo natural que as normas educacionais acabam se tornando para a construção da interdisciplinaridade.
Ao longo de sua estratégia de incluir a interdisciplinaridade em sala, a autora relata que encontrou dificuldades, recebeu criticas sobre suas obras, de outros professores e colegas, porem continuou.
No texto, Barbosa apresenta sua experiência no Projeto Pravaler de Educação de Adultos de Osasco, integrando as disciplinas de Geografia e Historia, a autora procurou estudar quais os motivos que levaram os seus alunos a retornarem a sala de aula, observou que:
“A linguagem dos alunos demonstrava diversas maneiras de comportamento frente a realidade social e ao saber que buscavam na escola. Em geral, significava insatisfação e descrença pela possibilidade de mudança.”(p.67)
Alem disso outra coisa que chamou-lhe atenção foi que, as conversas dos alunos revelava preocupações com situações sociais, emprego, problemas na educação e saúde, entre outros, e notou que esses assuntos poderiam ser discutidos na sala de aula.
Barbosa pretendeu incluir esses assuntos no programa de série, porem naquele momento