Por. Individual
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
sumário
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04 2.1 PROPOSTAS 05
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 07
REFERÊNCIAS 08
1 INTRODUÇÃO
A interdisciplinaridade começa com a integração dos conteúdos curriculares, a produção do saber científico, não só eliminando as barreiras entre as disciplinas, mas também as barreiras entre as pessoas, num sistema de atitudes e valores que garantem a unidade do trabalho educativo que se viabiliza por um sistema de organização promovendo o desenvolvimento do aluno visando à formação do educando como pessoa e como cidadão despertando no aluno a consciência de que ele próprio é sujeito de sua realidade e que pode, portanto transformá-la. Com o objetivo de reconstruir e reelaborar os saberes para efetivar as possibilidades dessa conquista.
Segundo Dewey, 1987 educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura, e a escola deve representar a vida presente tão real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio.
Para ampliar as possibilidades de construção do conhecimento é necessário a interação entre as disciplinas que auxiliam às diversas áreas do saber superando a fragmentação de conhecimentos.
É preciso trabalhar com temas que atravessem os conteúdos de todas as disciplinas e permitam um proveitoso diálogo interdisciplinar sem perder de vista a unidade do conhecimento e as inter–relações entre os diversos saberes.
Segundo o sociólogo Louis Wirtz a interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar. Sendo assim a interação e a comunicação entre as disciplinas, propõe a integração do