A interdisciplinaridade em sala de aula
Autora: Ednalva dos Santos – FACULDADE ULBRA
Mônica Duarte Faitani
Introdução
Este trabalho é resultado de muitas indagações que surgiram em relação à interdisciplinaridade durante os estágios no qual presenciei algumas limitações de alguns profissionais em desenvolver a relação entre as disciplinas. O incômodo com as práticas desenvolvidas no cotidiano escolar foram canais motivadores, para buscar nas pesquisas e em diversas leituras um entendimento mais profundo sobre a interdisciplinaridade e como o professor a tem desenvolvido.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade contribui para uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo e as práticas da interdisciplinaridade no cotidiano escolar são fundamentais para o envolvimento de diferentes disciplinas. Outro fator importante da interdisciplinaridade é a tendência de levar tanto o aluno quanto o professor a reflexões e a construção do pensamento crítico.
Segundo Roland Barthes, a interdisciplinaridade consiste em criar um objeto novo que não pertença a ninguém. De um trabalho interdisciplinar surge à pretensão de criar uma nova disciplina, uma nova área do conhecimento. Numa questão frontal, a interdisciplinaridade trata-se do fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente. Isoladamente, cada disciplina expressa relativamente pouco e é de interesse apenas de especialistas, já amparados em ordenações e posições relativas, expressam muito mais.
Interdisciplinaridade - Definição
Para Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade, se refere a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. E é justamente para distinguir tais níveis que termos como: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade foram criados.