A interdisciplinaridade em ação
A interdisciplinaridade surgiu da necessidade de justificar a fragmentação Considerada pela ciência da educação como uma relação interna da disciplina e passou a ser um termo aceito e visto como forma de pensamento. Estimular o desenvolvimento da imaginação, da curiosidade, da expressão e da criatividade através do fazer com a arte, bem como investigar a aplicabilidade da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
Crianças estão em um momento do desenvolvimento, o contato com diferentes contextos sociais está começando, e a autonomia e independência são pontos a serem constantemente trabalhados.
O movimento, a escrita, a atividade lúdica, a leitura, ciências, matemática, entrelaçam-se e podem transforma a ação do educador tornando mais atrativo as atividades simples com jogos e brincadeiras, Interdisciplinaridade é atitude que deve ser construída por meio da teoria e da pratica, fica muito mais fácil construir o conhecimento aluno poderá aprender de forma lúdica, tornando o ambiente escolar mais agradável, sendo que o educando terá a possibilidade de contribuir afetiva e cognitivamente para o desenvolvimento da expressão da criança.
Nesse contexto, o educador pode conhecer melhor a criança e, até mesmo, identificar suas dificuldades.
A aprendizagem é dividida por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, por esse motivo é importante manter-se bem informados sobre a evolução dos conhecimentos específicos selecionar os conteúdos consulta a outros livros didáticos sobre a disciplina, buscar metas e traçá-las para o melhor desenvolvimento das atividades propostas. Buscando sempre o comprometimento de transforma a ação do educador para o desenvolvimento da criança.
De acordo com CAVALCANTI a interdisciplinaridade ocorre