Pratica interdisciplinares na escola
65
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA
Clementina Terezinha de Jesus Monfardini1
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. São
Paulo: Cortez, 1993
O Livro Práticas Interdisciplinares na Escola de Ivani Catarina Arantes
(Org.) apresenta uma coletânea de dezesseis textos de autores que estudaram, durante um ano, questões teóricas de interdisciplinaridade que foram modificadas por seus autores conforme o grupo considerou necessárias.
Os
autores foram alunos dos cursos sobre Interdisciplinaridade;
Interdisciplinaridade e Prática Pedagógica; Currículo; Comunicação e Pesquisa; e
Epistemologia, ministrados na PUC São Paulo pela professora Ivani C. A. Fazenda
(coordenadora da obra).
Esses autores, apesar da insegurança percebida e vivida durante todo o trabalho, produziram seus textos da forma mais subjetiva possível a partir de suas práticas, com a coragem de falar sobre elas e ao mesmo tempo analisando-as sob o paradigma teórico interdisciplinar que foi sendo construído com a própria prática.
Tiveram a oportunidade de viver e exercer a interdisciplinaridade coletiva na sala de aula no curso que freqüentavam, exercitando-se nas práticas do aprender a aprender, do aprender a ensinar e do aprender a estudar.
Ivani Fazenda apresenta dois textos constituídos por ela, produzidos para outros eventos que foram lidos e discutidos pelo grupo. No primeiro capítulo, a obra aborda o tema: Interdisciplinaridade: definição, projeto, pesquisa, estabelece as relações entre um conhecimento interdisciplinar, enfatizando que os currículos organizados pelas disciplinas levam o aluno ao acúmulo de informações. Ao contrário, o pensar interdisciplinar tenta, através do diálogo com outras formas de conhecimento, interpenetrar por elas. Considera importante o conhecimento do senso comum que, ampliado através do diálogo com o conhecimento científico, adquire uma dimensão libertadora,