Interdisciplinaridade Musical
Esse artigo vem trazer o entendimento sobre a aplicação da interdisciplinaridade na música e para isso, ao longo do trabalho esclarecemos alguns pontos importantes sobre o termo, como por exemplo, o motivo de seu surgimento, o conceito da palavra, sua finalidade, suas fraquezas, limitações, suas aplicações. Pois é muito comum que o termo interdisciplinaridade cause certa confusão, visto que há falta de consenso técnico sobre o legítimo significado da palavra. A partir daí são documentados vários exemplos práticos de incorporar a interdisciplinaridade a fim de enriquecer ainda mais as aulas de instrumentos, e outras.
_________________________________________
1Pós-Graduando em Teoria e prática da Interpretação Musical - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações-UNINCOR.
2.A NECESSIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE
Na educação contemporânea muito se tem dito sobre interdisciplinaridade. Este conceito, ainda difuso, é causador de numerosos questionamentos na área musical. Devido ao fato da música ser uma arte multidisciplinar seus educadores pressupõem estar agindo sempre sob bases interdisciplinares, o que nem sempre acontece. Hoje percebemos a necessidade de um ensino voltado para a formação integral da personalidade do indivíduo, seu desenvolvimento intelectual, psicológico, sócio-cultural e ecológico. Pois o mundo está cada vez mais evoluído em tecnologia e a educação deve evoluir junto com o mundo. Contudo, o que existe é uma defasagem exacerbada do ensino em relação às necessidades profissionais e culturais da sociedade. Por isso se torna primordial rever os paradigmas epistemológicos atuais, a fim de criar novas ferramentas para o aprendizado. Capacitando o ser humano para que este possa criar novos conceitos de ética, cidadania e coletividade.
E é justamente neste momento da história que surge a interdisciplinaridade, em uma sociedade que tem como necessidade resolver de forma satisfatória as exigências políticas, sociais, econômicas. Seu