Paper
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Havila Brocanelli, Irene de Lara Lacerda e Thaynara Fernandes Barboza
Orientação: Profa. Líliam Martinelli
Resumo
A educação acompanha as transformações sociais e estas determinam as necessidades de avanço e mudanças em todo o campo educacional. Mudanças estas que ocorreram durante os anos e foram retratadas e explicadas neste paper de forma breve, baseado no textos de Guiomar Nano de Mello, Ivani Fazenda, Nilbo Nogueira e discussões feitas em sala.
Interdisciplinaridade, Pensamento Complexo e Pensamento Sistêmico.
Introdução
Na atualidade a interdisciplinaridade mostra um pensamento educacional em destaque e de suma importância. A interdisciplinaridade vem gerando teorias e práticas e tem transformado o contexto escolar, evidenciando a necessidade de romper-se com a fragmentação curricular
Interdisciplinaridadeé uma exigência naturale interna das ciências, impondo-se tanto a formação do homem como as necessidades de ação, principalmente do educador. Rompendo as barreiras das disciplinas tendo então, o compromisso, a busca o envolvimento e a reciprocidade diante do conhecimento para a integração dos conteúdos.
A interdisciplinaridade não é categoria de conhecimento, mas de ação.
Interdisciplinaridade
Visa a interligação de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. Logo as disciplinas não podem por si só se complementar, pois é necessário a junção de disciplinas (a interdisciplinaridade) para que possam evolui-las e complementar uma a outra, gerando assim novos conhecimentos para o indivíduo.
É como Montessori que a ideia se altera. [...] O aluno é quem verdadeiramente conduz o processo de conhecimento. Ao professor cabe a atitude de espera – a lição do silêncio. Montessori preconizava a exploração livre de um material objetivamente elaborado, porem subjetivamente pesquisado, tendo em vista a