A integração do negro na sociedade de classe
Maria Elisa Malpica
Nicole Montanari
Introdução
Resenha realizada com o intuito de mostrar o espaço do negro na sociedade atual.
Desenvolvimento
Os negros foram trazidos para o Brasil no período Colonial, e eram usados como escravos para realização de diversos trabalhos. O grande número de negros utilizados como escravos demonstrava a lucratividade do tráfico negreiro, uma prática que era normal e muito realizada naquela época. Os negros tentaram resistir à escravidão com fugas, suicídio e a criação de quilombos. A mão de obra desenvolvida pelos negros foi considerada base principal para o desenvolvimento da sociedade colonial brasileira. Sobre a inserção do negro na sociedade atual, mesmo vivendo em uma época moderna, os negros ainda tem que lutar para conquistar seu espaço nessa sociedade, que foi fundada e acostumada com costumes racistas.
Antigamente os negros eram excluídos da política e de qualquer outro tipo de atividade, os brancos sempre foram maioria. Engraçado reparar que esse pensamento anda permanece, pois os negros ainda são minoria na política e em cargos de grande poder executivo. Estatísticas mostram que eles ainda são considerados inferiores, mas aos poucos podemos mudar essa situação. Uma pesquisa do Instituto Ethos e do IBOPE mostra que a presença de negros nas empresas cresceu de 25,1%, em 2007, para 31,1% em 2010. O número é ainda muito inferior à sua participação no total da sociedade, de 51%. O percentual de negros em postos de comando aumentou de 3,5% para 5,3%.
A presença de funcionários negros em grandes companhias brasileiras aumentou nos últimos anos, mas a desigualdade em relação a funcionários brancos continua, principalmente em cargos de direção e gerência. Os diretores brancos representam 93,3% das posições de diretoria. Atualmente, a proporção de negros em cargos de gerência e supervisão é 13,2% e