Relatório
Pelas analises feitas em campo e em laboratório pode-se notar:
Temperatura: A temperatura da água é ditada pela radiação solar. Na Lagoa de Maricá verificou-se que a coluna d'agua apresenta valores muito proximos, portanto a propagação do calor ocorre de maneira bastante eficiente, pois nestas condições a densidadeda água é praticamente igual em todas as profundidades, não havendo, portanto,barreiras físicas para a circulação completa.
Turbidez: A turbidez é a característica física de um meio em de reduzir a propagação da luz. As amostras recolidas apresentavam turbidez devido a presença de matéria sólida, matéria orgânica e inorgânica finamente divididas, organismos microscópicos e algas. A Lagoa de Maricá não apresenta uma alta profundidade, logo a ação do vento pode revolver o sendimento do fundo, proporcionando também turbidez. As partículas em suspensão localizadas próximo à superfície absorvem calor adicional da luz solar, aumentando a temperatura da camada superficial da água.
Transparência : A transparência é a característica física que um meio tem de ser transpassado pela luz. A turbidez e cor efetiva de um corpo hídrico tem forte influência na transparência de um corpo hídrico. No caso da Lagoa de Maricá , notou-se uma zona eufótica pequena, pouca transparencia, devido a grande quantidade de material particulado em suspenção, dentre estes, seres diretamente ligados a fotossintese, por isso presentes nessa ''zona de luz''. A presença de algas acarreta em mudanças físicas e químicas nesse meio como o pH.
pH : Há diversos fatores que influenciam o pH de um meio aquático, a respiração celular, salinidade, decomposição de matéria orgânica e fotossíntese são um deles. A Lagoa de Maricá, caracteriza um ambiente aquatico básico, isso se dá principalmente pelo processo de fotossíntese onde o gás carbônico é retirado do ambiente pelas algas e fitoplancton, estes seres produzem matéria orgânica e aumentam o pH do meio .