A integração do negro na sociedade de classes: discriminações e desigualdades raciais no Brasil com a construção das hierarquias sociais.
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAS
DISCIPLINA: ESTRUTURA DE CLASSES E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
PROFESSOR: RONALDO SALES JR.
ALUNA: LARA LANNY DE OLIVEIRA SILVA
A integração do negro na sociedade de classes: discriminações e desigualdades raciais no Brasil com a construção das hierarquias sociais.
O debate sobre as relações raciais no Brasil tornou-se pauta da política brasileira nos últimos anos, tornando-se também objeto de estudo de muitos trabalhos acadêmicos. Desse modo, a questão tem-se firmado, aos poucos, como tema de reflexão e debates na sociedade, isso ocorre porque o Brasil está inserido num quadro de permanência das desigualdades raciais, na qual ocorre a naturalização da participação diferenciada de brancos e negros nos vários espaços da vida social. Pesquisas têm demonstrado que as relações sociais estão marcadas pela desigualdade, e que o fator cor/raça é determinante para a exclusão ou inclusão dos indivíduos. A exclusão da população negra é diagnosticada em todos os estudos estatísticos, demonstrando a concentração dos afrodescendentes em situação de desigualdade, destacando-se nos segmentos mais pauperizados da sociedade brasileira.
Estamos diante de uma verdade indubitável: pratica-se no Brasil uma exclusão pela cor, pela raça/etnia do sujeito, pela atribuição de valor diminutivo e depreciativo ao indivíduo portador de determinada cor de pele. Esse processo de estigmatização e biopoder denomina-se racismo. O racismo brasileiro, contudo, tendo em conta as práticas divisórias que institui as relações sociais é polêmico, mas sua existência é inexorável.
Para compreendermos de maneira mais acessível à questão racial no país, achei viável realizar um resgate histórico das relações e interpretações concernentes à raça desde a chegada dos negros no Brasil até a atualidade.
A História do negro na sociedade brasileira: particularidade da questão racial no Brasil
O racismo contra