A inserção de uma ETE numa comunidade
A sociedade atual possui consciência sobre a importância de utilizar os recursos naturais, especialmente a água, de maneira sustentável. Entretanto, é perceptível que pequenas empresas de diversos setores do mercado brasileiro, que utilizam esses recursos, não podem atingir a sustentabilidade sem perder a sua competitividade de mercado.
O desafio a ser enfrentado é desenvolver uma solução de pequeno impacto na competitividade da empresa, porém que ofereça garantia de sua sustentabilidade perante a sociedade, pra que, no futuro, tais setores do mercado tenham sua sustentabilidade regulamentada.
A união entre o espírito empreendedor e a retribuição pelos conhecimentos técnicos na área de tratamento de efluentes obtidos em uma universidade financiada pela sociedade é o que nos move a superar o desafio.
Pretende-se, inicialmente, atender as lavanderias da micro região do médio Vale do Itajaí, a médio prazo abranger outros setores do mercado e, a longo prazo, outras regiões.
Inovação Pretendida
A solução incremental para a demanda consiste em um processo de tratamento de efluentes líquidos de pequenas empresas cujo tratamento convencional não é economicamente viável.
O processo será robusto e abrangente, de forma a permitir a expansão do negócio para diversos setores do mercado, a um custo acessível, garantindo competitividade às empresas cujo efluente será tratado.
A logística do empreendimento é versátil, pois garante a coleta de efluentes de diversos setores, com diferentes quantidades de coleta e periodicidade variável.
A sustentabilidade do negócio dos futuros clientes é garantida através de responsabilidade indireta pelo tratamento de seus efluentes, isentando o mesmo da necessidade de investimentos em infraestrutura e capacitação técnica para obtenção do efluente tratado.
Solução/Diferencial
Desenvolvimento de uma planta industrial que englobe diversas operações unitárias clássicas, amplamente aplicadas no tratamento de