A informação tecnológica no setor metalúrgico de Minas Gerais
Minas Gerais
Maristela Capanema Ferreira e Melo¹
Apresenta os resultados obtidos em pesquisa direta no setor metalúrgico de Minas
Gerais, relativos à informação tecnológica, no que se refere às fontes mais utilizadas na sua obtenção, as maiores dificuldades, os serviços que melhor atenderiam às empresas do setor e as informações que impactariam mais favoravelmente a atividade comercial.
Faz parte de um diagnóstico mais amplo do setor; que pesquisou também recursos humanos, gestão empresarial, inovação tecnológica, mercado e perspectivas.
1 Introdução
E
ste trabalho foi elaborado com base em dados coletados no período de março a julho de 1996, através de pesquisa direta com as empresas do setor metalúrgico de Minas Gerais. Faz parte de uma pesquisa financiada pelo CNPq, através do Programa RHAE, que tem por objetivo diagnosticar as necessidades de capacitação em informação tecnológica das empresas de alguns setores industriais do Estado de Minas Gerais, sendo um deles o metalúrgico. É uma realização do Núcleo Especializado em
Capacitação de Pessoal em Informação Tecnológica Industrial da Escola de
Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais.
2 Aspectos conjunturais
A economia mundial sofreu grandes transformações a partir da década de 80. O mundo foi marcado principalmente pela internacionalização da produção, acarretando uma nova divisão do trabalho e mudanças essenciais das antigas estruturas produtivas.
Foi observada uma despolitização do comércio internacional, reduzindo o peso da economia americana e foram consolidados mercados megarregionais (CEE, Ásia e, mais recentemente, o MERCOSUL).
¹ Engenheira Química, bolsista do CNPq no Núcleo Especializado em Capacitação de Pessoal em Informação Tecnológica Industrial da Escola de Biblioteconomia da UFMG
Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 65 - 76, jan./jun.1997
65
+
+
+
+
+
+
+
+
+
+