oooi
Discente: Edson Candido / Leonardo F. R. Lemes / Thiago Ernandes
Disciplina/Semestre: Química analítica qualitativa experimental / 3º Semestre
Docente: Danilo Antonio Giarola / Fernando César dos Santos
Londrina – 2014
RESUMO
Neste relatório, identificamos os cátions do grupo I, IV e o magnésio do Grupo V em amostras utilizando método de análise sistemática de cátions, esses grupo contém os seguintes cátions: Grupo I: Ag+, Hg22+ e Pb2+, Grupo IV: Ca2+, Sr2+ e Ba2+ e o Mg2+, do grupo V.
INTRODUÇÃO Os cátions são divididos em cinco grupos analíticos de acordo com a compatibilidade de suas características. Cada grupo possui um reagente precipitante que é chamado reagente do grupo. Estes reagentes formam compostos insolúveis com todos os cátions do grupo. Somente excedem a essa regra o grupo constituído pelos íons Na+, K+ e NH4+ (ABREU, 2006).
O ácido clorídrico, o ácido sulfídrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio são os reagentes mais usados para a classificação dos cátions, essa classificação se baseia na forma como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados. Sendo assim pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonos.
A real importância de se analisar cátions é pela identificação dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando temos uma amostra desconhecida, a primeira exigência mais comum é determinar quais as substâncias nela estão presentes, sua constituição, propriedades e transformações. (DANTAS, 2011)
Como citado, são cinco os grupos de classificação dos cátions, porém para experimento proposto é necessário somente analisar-se os cátions do grupo I, IV e V segundo a literatura de Vogel (1981).
Os cátions do Grupo I são chumbo, mercúrio (I) e prata e formam precipitados brancos com ácido