Historia Geral da Grécia
As cidades gregas tiveram várias formas de governo. Entretanto, nem todas as formas ocorreram em todas as cidades e, além disso, a sequência não foi a mesma em todas elas.
Foram formas de governo presentes na Grécia Antiga:
MONARQUIA: o governo era exercido por um rei, que em geral contava com a assessoria de um conselho de nobres e/ou anciãos. Os poderes do monarca incluíam, além da administração da justiça, o exercício de funções sacerdotais e o comando das forças militares.
ARISTOCRACIA: nesse sistema o governo era exercido pela nobreza, hereditariamente.
OLIGARQUIA: uns poucos, quase sempre proprietários de terras, controlavam a cidade-Estado.
TIRANIA: o termo não tinha na Antiguidade o mesmo significado que hoje lhe atribuímos, já que tirano era alguém que chegava ao poder pela força ( e não seguindo as leis vigentes).
DEMOCRACIA: era o governo no qual todos os cidadãos tomavam parte, elaborando e votando leis.
Fonte: http://nativavestibulares.blogspot.com.br/2010/03/formas-de-governo-na-grecia-antiga.html
Democracia Grega e Democracia Atual: Quais as Diferenças?
Até onde sabemos, os antigos gregos foram os autores das primeiras experiências de democracia que prosperaram, destacando-se, dentre essas, a da cidade-Estado de Atenas. Hoje, no entanto, chegamos a falar em democracia a todo instante, dando por suposto que essa é a forma de governo mais "óbvia" e "normal". A questão que proponho é: que diferenças haveria entre a democracia da Grécia Antiga e os governos democráticos que vemos no mundo atual?
Selecionei dois pontos para comparação - embora pudesse citar vários outros.
Primeiro, o conceito de cidadão para os gregos era muito diverso daquele adotado nas modernas democracias. O cidadão grego típico era o indivíduo do sexo masculino, adulto, em pleno exercício das obrigações militares (que não eram poucas!), proprietário de terras, nascido em território da cidade-Estado em questão e,