queimaduras
A pele apresenta três camadas, epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a camada cuja profundidade é variável de acordo com a região do corpo, sendo mais espessa em áreas de maior atrito como, mãos e pés. A derme é a camada de sustentação da epiderme, ela é composta de fibrinas de colágeno e elastina, nesta camada encontram-se terminações nervosas sensíveis a dor. E a hipoderme é a camada mais profunda da pele, é formada por tecido adiposo, preservando a temperatura, modelando a superfície corporal, fixação dos órgãos e absorção dos choques.
As queimaduras são lesões na pele e envolvem diversas camadas do corpo, geralmente são causadas por objetos superaquecidos ou incandescentes, bem como substancias químicas, radiações infravermelha e ultravioleta e ate mesmo pela eletricidade.
As queimaduras são classificadas em três tipos conforme sua extensão e a profundidade causada na pele. As lesões de primeiro e segundo grau são lesões parciais nas quais o epitélio pode se regenerar já a queimadura de terceiro e quarto grau são lesões totais onde ocorre a destruição de todos os elementos dérmicos e são necessários enxertos para fechar a ferida. Queimaduras de 1º grau São queimaduras leves, atinge apenas a epiderme, apresenta apenas uma vermelhidão no local, sem bolhas e sem cicatrizes. Deve-se lavar o local com água fria e corrente, colocar compressas frias para diminuir a dor e o edema e pode ser aplicado pomadas ou cremes de corticoides leves 3 vezes ao dia num período de 3 a 5 dias. Queimaduras de 2º grau São queimaduras onde ocorre uma destruição maior da epiderme e atinge a derme. Esse tipo causa uma dor mais intensa e normalmente aparecem bolhas e o desprendimento total ou parcial da pele na região afetada, pode surgir o aparecimento de cicatrizes e