relatorio
Antonio George Carneiro de Santana
Fábio Luciano Machado de Cerqueira
Graduandos do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)
Catu – Ba – Brasil
Resumo. Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade da utilização ou não da ITIL em pequenas empresas para atingir os níveis de maturidade. Analisando as deficiências das áreas de processos e TI por essas empresas possuírem pouco poder aquisitivo.
Abstract. This article aims to analyze the feasibility of the use or not of ITIL in small businesses to reach levels of maturity. Analyzing the shortcomings of the areas of processes and IT by these companies possess little purchasing power.
1. Introdução
Hoje com o a necessidade cada vez maior em se investir em TI (tecnologia da Informação) e o pouco poder aquisitivo de empresas de pequeno porte, a busca por ferramentas que auxiliem as empresas a gerencia processos cresce cada vez mais.
O ITIL é a ferramenta que mais cresse nesse seguimento, utilizada por muitas empresas de diversos portes, buscando assim analisar seus efeitos em empresas pequenas mostrando as vantagens e desvantagem nesse processo.
2. ITIL
ITIL que surgiu na Inglaterra no ano de 1980, a qualidade dos Serviços em TI fornecida ao governo britânico levou o CCTA (CentralComputer and Telecommunications Agency – como era chamado o atual Office of Government Commerce, o OGC) a desenvolver melhorias no processo para tornar os recursos de TI, mais eficientes e financeiramente eficazes para os ministérios e outros setores públicos do governo. O foco foi desenvolver um framework (uma estrutura de suporte definida em que outro projeto do software pode ser organizado e desenvolvido) que fosse independente de fabricante/fornecedor. Isto resultou na Biblioteca de Infra-Estrutura de Tecnologia da Informação (ITIL). O ITIL versão 1, ganhou uma coleção das melhores práticas