A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ESCOLAR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Carolina Marisa Dias Esteves
Sarah Luiza Almeida Carvalho
A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ESCOLAR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Professora Isis Arantes
Disciplina: Sociologia da Educação
IBIRITÉ
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda como a estrutura das escolas influencia na aquisição de conhecimento. Comparou-se duas escolas municipais de cidades diferentes: Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, situada em Belo Horizonte, e Escola Municipal Josefina Macedo Gontijo, situada em Betim.
Foram usadas as teorias de três sociólogos: Emile Durkheim, Max Weber e Pierre Bourdieu.
A Escola Municipal Antônio Salles Barbosa se localiza em uma área de periferia e atende alunos do ensino infantil ao 9° ano, já a Escola Municipal Josefina Macedo Gontijo se localiza em uma área de classe média, atendendo também alunos do ensino infantil ao 9° ano.
A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ESCOLAR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Para Durkheim, os fatos sociais influenciam as consciências individuais e a educação é considerada um fato social, que possui o papel de formar um cidadão que tomará parte do espaço público, não somente do desenvolvimento individual do aluno.
“A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta.” (Emile Durkheim)
Para ele, a educação é transmitida de geração para geração, ou seja, os filhos reproduzem os ensinamentos que lhe são passados pelos pais (GUIMARÃES, A.; GOMYDE, H., 2011).
Segundo Bourdieu, assim como a educação, o capital cultural, também é passado de geração a geração. Para Weber, a sociedade é dividida em classes sociais, sendo o status considerado parte fundamental da classe social. Então, teoricamente, quanto maior for o status, maior será o capital cultural.
Para a elaboração deste trabalho, foram estudadas duas escolas municipais de cidades diferentes, uma localizada em área de periferia, (Escola Municipal Antônio Salles Barbosa) Belo Horizonte, e a outra localizada em uma área de classe média,