A INFLUENCIA DA IGREJA NA SOCIEDADE
A INFLUÊNCIA DA IGREJA NA SOCIEDADE
Magno Abraão Faria
RESUMO
A influência transformadora da igreja cristã na sociedade necessita da recuperação do seu papel fundamental na realidade da sua missão. O que se percebe nos dias de hoje, é um misto de práticas religiosas voltadas as respostas sociais e individualistas contrastando com a vocação da igreja cristã. Há uma perda de confiança pela instabilidade do testemunho e pelo medo de uma exposição pessoal. Estas interrompem o processo de transformação através do confronto que busca promover as mudanças necessárias no homem e na sociedade. Por sua vez, nota-se que a igreja sofre mais influências da cultura local e da mídia, do que exerce influência nos dias de hoje. Como o corpo de cristo pode atuar na condição de instrumento de transformação nas mãos de Deus?
A igreja representa o corpo de cristo que deve crescer conforme fundamento bíblico (Efésios 4:1-16), sob a perspectiva do aperfeiçoamento pessoal para edificação da igreja mutuamente. Assim os membros vivenciam, na prática individual e na coletividade, a expressão da transformação necessária que como igreja deve influenciar a sociedade. Com isso, a igreja promove a verdadeira influência bíblica vivida e proposta em cristo Jesus (Mateus 5:13-16).
Palavra-Chave: Influenciar, Transformar, Igreja e Testemunho.
2
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo é o cumprimento de uma etapa para conclusão do curso de convalidação de créditos do curso de teologia e tem como objetivo levar a uma reflexão sobre o nível e a qualidade da influência da igreja na sociedade nos dias atuais. Para isso, optou-se pela metodologia de revisão bibliográfica no levantamento da situação do problema e para a discussão ampliada, a partir da perspectiva do papel transformador e influência da igreja.
O trabalho traz uma otimização da influência do ensino que a igreja tem como prioridade fundamental para transformação da família e a sociedade. Identifica algumas dificuldades que a igreja sofre com