Fundamentos históricos do serviço social no brasil
Leillyana Ieda Veronese
RESUMO O trabalho visa mostrar o desenvolvimento do Serviço Social e suas práticas de funcionamento, a sua formação e a de seus profissionais, seus embasamentos, técnicas e métodos de aprendizagem e trabalho.
Palavra – Chave: surgimento; serviço social; igreja; neotomismo; escolas; formação; norte-americana.
1 INTRODUÇAO
Este artigo tem como objetivo informar sobre o surgimento do Serviço Social no Brasil, e todo seu desenvolvimento como profissão, mostrando as influências e as contribuições que esta profissão obteve durante todo seu progresso. Visa mostrar toda a influência da Ação da Igreja Católica no seu desenvolvimento e na sua contribuição para a formação de profissionais daquela época, assim como a relação desta profissão com as demais ciências. Assim como também o surgimento das primeiras escolas no Brasil, as contribuições da Igreja e também as contribuições norte americanas para a formação destas profissionais. O trabalho buscará mostrar toda esta co-relação entre Igreja, Estado e Serviço Social, e as influências que cada um exerce na sociedade tanto a de antigamente, como a contemporânea.
2 O surgimento do Serviço Social no Brasil
O Serviço Social no Brasil surgiu primeiramente de ações da Igreja Católica. As instituições influenciadas pelos dogmas cristãos, isto é, todo o ensinamento era baseado na religião, entretanto, não era qualquer pessoa que poderia fazer o curso mas sim, somente as mulheres da alta sociedade.
Inicialmente, era uma profissão de cunho assistencialista, onde a pessoa recebia apenas o que precisava naquele momento, além de ser influenciada a aceitar sua condição, já que, para as profissionais da época, ser pobre era um desígnio de Deus, e a pessoa só poderia ter sua vida salva, se esta frequentasse e seguisse os ensinamentos religiosos.
2.1 A relação da Igreja com a Questão Social
A Igreja Católica sempre foi uma