A impostancia da história da educacao
A educação não é algo isolado, abstrato, mas está relacionada estreitamente com a sociedade e a cultura de cada época, as quais produzem ideais e tipos humanos que a educação trata de realizar.
Ela não nasce com o homem e sim é adquirida no decorrer de sua vida.Portanto, é necessário relacionar a educação e as concepções sociais e culturais de cada momento histórico para garantirmos um excelente resultado pedagógico no futuro educacional.
Se percorrermos as diversas épocas da história da educação, veremos vários estilos de aprendizagem que nos cercam até nos dias de hoje e sem dúvida é extremamente importante para o trabalho dos futuros pedagogos.
A educação tradicional utilizada em muitas escolas é a prova de que os ideais educativos propostos pelas culturas chinesa, egípcia e hebraica, mesmo diante dessa diversidade, ainda permanecem vivos, quer em nossas salas de aula, quer em muitos lares.
Alguns valores são universais e tornam-se orientadores de conduta dos seres humanos.
Já na Idade Média – período compreendido entre o início do século V até meados do século XV –não pode ser considerada como mil anos de trevas,pois, hoje, ainda nos orientamos por determinados valores surgidos com célebres pensadores como SantoTomás de Aquino (1227-1274), Santo Agostinho (354-430).
Dentre essas fases encontramos ; a religião predominante na educação da antiguidade, invenções gregorianas como a escrita, a moeda, as leis e escola de retóricas. A Maieutica, a dialética, a Paideia, as bibliotecas,universidades, escolas episcopais, surgimento da Escolática...
Educadores como Fröebel,Rousseau, Locke,desenvolveram grandes idéias a respeito da educação e inovadoras pedagogias, a fim de resolver os problemas educacionais.
Todas essas técnicas ao longo da história , contribui para o aperfeiçoamento e a descoberta de novas idéias , desenvolvendo técnicas com a arte e criatividade, para uma educação prazerosa e despojada .