resumo
A Educação Ambiental é elemento estratégico na formação de ampla consciência crítica das relações sociais e de produção que situam a inserção humana na natureza. É neste contexto que a orientação da coleta seletiva de resíduos domésticos inicia na escola como meta de educação ambiental.
Verifica-se que construindo conhecimento em Educação Ambiental é onde se tem uma percepção coerente do que se passa no nosso planeta, á informação é um instrumento modificador da consciência do homem e de seu grupo. (BARRETO 1994). Contudo, a Educação Ambiental tem que vir da base de aprendizagem formal do individuo como o ensino fundamental ou ate mesmo dentro de casa.
Durante todo o aprendizado escolar de uma pessoa, estudam-se disciplinas, pelo qual engloba meio ambiente, mas porque estamos passando por esses problemas ambientais sendo que se fala da importância do meio ambiente desde os primórdios do nosso aprendizado formal? Quando que essa consciência irá impregnar na mente de cada ser humano? Percebe-se que durante toda a nossa vida, ouve-se falar que, se não tem a base de aprendizagem é difícil se conseguir ter bons resultados futuros, deve-se investir na educação ambiental no ensino fundamental, pois é onde está a base de nossa aprendizagem, assim se tem cidadãos conscientes de que se deve sem utilizar os recursos naturais, mas para suprir nossas necessidades básicas e dispondo para as gerações futuras o direito de suprir suas próprias necessidades.
Portanto, a educação ambiental como prevista na Constituição Federal deve ser inserida em todos os níveis de ensino, para que futuramente possam se ter pessoas conscientes da importância de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Devido essa grande preocupação com o meio ambiente é que se acredita que a educação ambiental é a única estratégia para uma mudança efetiva.
Diante desses fatores a proposta deste projeto é apresentar os principais aspectos que constitui este estudo, destacando como se pode