Dificuldades do google
Os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, desenvolveram uma nova abordagem para a pesquisa on-line, que começou a surgir em um dormitório na Universidade de Stanford, e rapidamente se espalhou para os pesquisadores de informações no mundo todo.
O que é um Google?
"Googol" é um termo matemático para um número 1 seguido de 100 zeros. O termo foi inventado por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, e foi popularizado no livro "Mathematics and the Imagination", de Kasner e James Newman.
[pic]
Desde que nasceu em 1998, o Google tornou-se um fenômeno sob várias perspectivas. Page e Brin não foram os primeiros a pensar num sistema de busca de informações online (já estavam no páreo Yahoo!, AltaVista e Lycos, por exemplo). Mas eles conseguiram criar modelos matemáticos que fizeram de seu produto o melhor em comparação com o que a concorrência oferecia. No oceano caótico de informações da internet, o Google conseguia estabelecer ordem, colocar prioridades e também ao mudar a dinâmica da publicidade online com os links patrocinados, anúncios exibidos na lateral de suas páginas, separados dos resultados de busca, e em uma rede de sites parceiros. Como esses anúncios aparecem de acordo com os termos buscados pelos internautas, os anunciantes têm acesso a consumidores diretamente interessados em seus produtos e só pagam ao Google quando alguém clica em seus links. Graças a esse formato, o Google tornou-se ao mesmo tempo um gigante da tecnologia e um colosso de mídia, com faturamento superior a 16 bilhões de dólares. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas usam os produtos do Google para achar informações na internet o que representa a proporção de um em cada seis habitantes do planeta.
|A explosão do Google |
|Desde sua estréia na bolsa, em 2004, o Google quintuplicou seu faturamento e superou o valor de mercado de