Comportamento organizacional
O comportamento organizacional estuda o comportamento humano focando em suas ações e atitudes (indivíduo ou grupo) no intuito de alcançar produtivade, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade das empresas, promovendo a cidadania organizacional.
Propósitos – São finalidades do comportamento organizacional, a previsão e o controle do comportamento humano, tendo a explicação como a identificação de causas ou razões que impulsionaram determinados fatos ou estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica.
Características Identificadas – De grande importância para o crescimento de um administrador: estudos de pessoas, grupos nas estruturas organizacionais e interorganizacionais.
Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. *Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento.
*Abordagem integrativa: Combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais).
*Voltada para quatro tipos de comportamento: Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.
Variáveis
As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Principais oportunidades e desafios no uso do Comportamento organizacional: * Gestão de Qualidade – Satisfação constante do cliente mediante aos aprimoramentos do comportamento organizacional, aumentando a qualidade e a produtividade do produto da empresa. * Motivação, liderança, treinamentos, comunicação eficiente etc. * Respeito à diversidade * Fortalecimentos de funcionários e equipes autogerenciadas * Estimular a inovação e a mudança: incentivando a criatividade e a tolerância * Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a