Traumatismo raquimedular
Significado do termo raquimedular:
O termo raquimedular é uma fusão de duas palavras de origens distintas: raqui ou raque do grego ráchis significa coluna vertebral e medula do latim medulla significa, literalmente, o que está contido no meio ou miolo. Deve-se ressaltar que a medula aqui citada é a medula espinhal.
A coluna se inicia logo abaixo do crânio e se estende até e entre os ossos da pelve (bacia), portanto qualquer trauma que acometa essa região constitui um traumatismo raquimedular.
(Fonte: http://www.medcenter.com/Medscape/content.aspx?bpid=116&id=4871 )
Coluna vertebral: A coluna vertebral ( ráquis ) é constituída pela superposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras. Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril ( Ilíaco ). A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea.
São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas.
(fonte: http://www.sogab.com.br/anatomia/colunavertebraljonas.htm )
Medula Espinal: A medula espinhal é um órgão que ocupa todo o canal vertebral, desde a ligação do crânio com a coluna até o final da coluna lombar. Ela tem formato achatado, e mede aproximadamente 40 centímetros de comprimento; funciona como centro nervoso de atos involuntários conduzindo impulsos nervosos para todo o corpo; e como um centro regulador que controla funções como a respiração, a circulação, a bexiga, o intestino, o controle térmico e a atividade sexual.
(fonte: http://www.hrpa.org.br/??=ler&in=73 )
Principais causas
Os traumatismos decorrentes de acidentes com veículos motorizados (incluindo motocicletas) são a causa mais freqüente de TRM (50%). A seguir, em ordem decrescente de freqüência temos quedas (20%), lesões esportivas (15%), agressões (aproximadamente 12%) e outras (3%). Com a introdução de medidas mais efetivas na prevenção de