Meus Documentos
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão em Saúde – Modalidade a Distância
ANA CAROLINA DOS SANTOS V.S.DE MELO
CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO
DAYSE FRANCIS L. DE M. O. BRANDÃO
DARLENE CRISTINA DA COSTA SOARES
ELAINE CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS
POLÍTICAS PÚBLICAS
- ESTUDO DE CASO PARTE 2-
MACEIÓ- 2014
ESTUDO DE CASO
1APRESENTAÇÃO
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Gestores municipais, estaduais e federais têm como grande desafio conter a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença para de 50 a 100 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um dos problemas da dengue é que o mosquito se reproduz com facilidade em qualquer recipiente de água armazenada. Assim, a prevenção e as medidas de combate contam com a participação e a mobilização de toda a comunidade. A partir da adoção de medidas simples, o meio ambiente é protegido e o ciclo de trasmissão e contaminação é interrompido.
Até o dia 26 de maio de 2014, 92 (90,19%) dos 102 municípios alagoanos notificaram 4.226 casos suspeitos de dengue, o que não descarta a ocorrência de casos, inclusive nos demais municípios. Em comparação ao mesmo período de 2013, que registrou 4.241 casos, esse resultado indica uma redução de 0,35% no número de casos de dengue.
O 5º Distrito Sanitário (DS) da Cidade de Maceió abrange os bairros do Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, Serraria, Novo Mundo e São Jorge na região central do Município. O prgrama que será abordado é o da Dengue, queneste DS necessita de intensificação de Políticas Públicas na prevenção e controle da doença.
2CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
OO Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD, instituído em 2002, elaborou em 2009 as novas “Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue”, que estão implantadas em todos os