151515
TRABALHO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO
MACEIÓ / AL
2014.01
Eduardo de Melo Lima
TRABALHO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial, para avaliação da disciplina de TEORIA DA COMUNICAÇÃO, Critica sobre as razões do iluminismo sobre a orientação do Professor Claudio Jorge.
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO / PUBLICIDADE
MACEIÓ / AL
2014.01
Para Foucault, não são percebidas que as patologias sociais geradas pela modernidade e que só poderiam ser corrigidas necessariamente pela própria modernidade. Enquanto Habermas acredita que a modernidade não se trata de falancia de projeto e nem a negalidade que a ele seja unido, mas acredita também na racionalidade da comunicação.
O mercantilismo e o capitalismo, ambos recolheram para sí, a mão de obra que para a sociedade que estava em vigor era inútil, porque nela estavam os verdadeiros incapazes, para determinados tipos de trabalho, julgavam que os incapazes estavam terminantemente preparados, pois exigiam nessas mãos de obra, muita força bruta e barata. Os que eram comprovadamente loucos, ficavam de fora pois os mesmos não tinham como realizar trabalho nenhum.
A sociedade era administrada por regras, as quais eram impostas de maneira em que os indivíduos que nela viviam, era velado, ou seja, numa pressão de ações e até mesmo dos seus pensamentos.
Habermas assim afirma que tanto uma ação instrumental e o quadro institucional, uma depende da outra e através dessa união é que as legitimações podem justificar o poder do exercício desenvolvido pela classe hegemônica.
Para manter o sistema capitalista em ordem, o Estado precisa contudo, manter a todo o custo, as medidas anticlínicas, onde deverá aproveitar toda a mão de obra doentia, para não perder a sua legitimadora força.
A ação comunicativa depende do entendimento mútuo, pois o mundo objetivo pode seguir