Resumo - A História Brasileira Através da Filosofia do Direito
Capitulo I – Culturalismo:
O culturalismo analisa a formação e o processo de desenvolvimento de certo grupo, em decorrencia de seus acontecimentos históricos e sociais.
A cultura se desenvolve no espaço e no tempo, por isso é necessario estudar a historia de uma sociedade para compreender alguns aspectos de sua cultura.
Acultura pode ser classificada em duas formas, a autentica, que é a que nasce e cresce dentro de uma sociedade, e a espuria, que vem de fora para dentro despersonificando as pessoas do grupo, retirando o vinculo que existe entre elas.
O direito é um fenômeno cultural, dessa forma precisa ser situado no tempo e no espaço da sociedade em que atua. O direito brasileiro foi importado, logo possui uma carga culturaldiferente da nacional, ou seja, é uma cultura espuria.
Capitulo II –Sobre História:
Aquilo que nos parece natural é historicamente relativo, um exemplo disso é a utilização do do termo “descobrimento do Brasil”, que possui um carater heroico, como se todo um continente já habitado por uma civilização de cultura riquissima, os ameríndios, só passasse a existir e ter valor após a chegada dos europeus no século XV.
Recaem sobre a História algumas interpretações filosóficas, tais quais: a História como decadencia, ciclo. Reino do acaso, e progresso.
Capitulo II – História do Brasil:
1. Brasil colônia
1.1 Os Índios
Os indios que viviam no Brasil não conheciam a propriedade privada, apenas utensílios pessoais, como armas e colares pertenciam a um individuo. O carateer comunitario tambem influenciava a economia, que produzia somente o necessario para o consumo, o excedente era no maximo trocado entre outras tribos. O que causou estranheza para os portugueses.
A formação cultural brasileira teve como base a cultura indegena, a negra, e a européia. Contudo, a dominação da cultura européia sobre as outras, pois havia maior poderio econômico e militar, alem de que eles buscavam