Resenha Critica
UFMT/ CAMPUS ARAGUAIA - PONTAL DO ARAGUAIA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA
Resenha Crítica
Educação e Poder: Introdução à pedagogia do Conflito
Moacir Gadotti
Pontal do Araguaia - MT
2014
FOLHA 2)
Moacir Gadotti
Educação e Poder: Introdução à pedagogia do Conflito
Trabalho de gradução apresentado à disciplina de Licenciatura em Química, da UFMT - Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, sob a orientação do Prof. Odorico Ferreira Cardoso Neto.
Pontal do Araguaia - MT
2014
Folha3)
1 Credenciais e objetivos da autoria
Moacir Gadotti (Rodeio, 21 de outubro de 1941), livre docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1986) e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suiça, 1977). Mestre em Filosofia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1973). Licenciado em Pedagogia (1967) e em Filosofia (1971).
Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Foi professor de História e Filosofia da Educação em cursos de graduação e pós-graduação em Educação e Filosofia de diversas instituições, entre elas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Foi assessor técnico da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (1983-1984) e Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (1989-1990), na gestão de Paulo Freire. Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Instituto. Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade.
Obras
Pedagogia: diálogo e conflito. (Cortez, 1985)
Educação e compromisso. (Papirus, 1985)
Educação e poder.