A importância dos Testes e Validação de Protótipo
Os testes e validação do protótipo tem a intenção de mostrar que um sistema está em conformidade com a sua especificação e que atende aos requisitos do cliente. Esses testes envolvem processos de verificação e revisão, além de testes de sistema com casos derivados das especificações de dados reais a serem processados por ele. São comumente citados como Verificação e Validação (V&V) (SOMMERVILLE, 2007).
O processo de Verificação é destinado a determinar se o que está sendo construído adequadamente o produto, ou seja, se o produto está de acordo com a especificação inicial. Enquanto o processo de Validação determina se está sendo construído o produto adequadamente, ou seja, se o produto atende às necessidades dos usuários (Figura 1).
Figura 1
Idealmente o processo de V&V deverá ser realizado durante todo o projeto, desta forma minimizando o custo de retrabalho para eventuais erros, realizando revisões de requisitos e design que muitas vezes não podem ser visualizados na concepção do projeto e testes de código. Abaixo uma figura 2 que ilustra com mais detalhes essas fases, conforme sugerido por Sommerville, 2007.
Figura 2
Um projeto que não contempla um plano de V&V eventualmente irá enfrentar um problema que poderá atrasar significativamente o projeto. Mesmo que não problema ocorra na interface com o usuário e possa ser corrigido durante o desenvolvimento, os problemas que envolvem a usabilidade do cliente podem ser comprometidos e apenas ser notados na finalização do produto, onde pode ser tarde demais para que a correção seja feita.
Conclusão
O processo de Verificação e Validação (V&V) é fundamental para o sucesso de todo projeto, não só na área da Tecnologia de Informação, mas como na indústria de eletrônicos, engenharia, bens e até determinados tipos de serviço. É um procedimento que busca a correção de problemas inevitáveis na concepção de qualquer projeto. Ajuda eficiência do projeto, reduz o