apontamentos de histologia
Os esc asso s diapo sitivos apresentado s existem no liv ro ―Hu ma n Histo lo gy‖. neste liv ro existem 5 00 diapo sitivo s referentes ao estudo da histo lo gia
Estudo da estrutura do material biológico e das formas segundo as quais os vários componentes individuais estão relacionados, estrutural e funcionalmente.
Fisiologia
Histopatologia
(permite compreender através de imagens)
Processos nosológicos Bioquímica
Biologia
Molecular
Seus efeitos
Pode obter-se material de várias zonas do corpo humano através de técnicas rápidas, indolor e inócuo:
Agulhas em órgãos sólidos
Fibroscopia no aparelho respiratório
Estudos endoscópicos no traço alimentar ou outras cavidades etc.... O estudo de histologia vem reafirmar-se com a proposta da ―Teoria Celular‖ de Virchow que considerava a célula como unidade estrutural e funcional da maior parte dos organismos.
As novas tecnologias permitiram aprofundar os conhecimentos mas vieram confirmar a teoria de Virchow.
2
TECIDO:
Conjunto de células dispostas de forma regular que trabalham para o mesmo fim, podendo existir células com funções diversas embora convergentes.
Ex: tecido simples – cartilagem; tecido composto
A única excepção a estas regras corresponde ao chamado ―tecido conjuntivo‖, termo que tentamos evitar. Historicamente corresponde a uma grande quantidade de tecidos em que as células se associam ao componente de matriz extracelular dominante.
Preferiu-se utilizar o termo ―tecido de suporte‖ que salienta a importância das interacções entre a matriz extracelular e as células.
3
ORGÃO:
Grupo anatomicamente distinto de tecidos diferentes que realizam funções específicas e com uma única finalidade (coração, fígado, rim).
SISTEMA:
Grupo de órgãos com funções interrelacionadas
Grupos de células dispersas sem forma anatómica definida – sistema