Adaptação das plantas
Os vegetais são a base da cadeia alimentar, como são autrótofas não precisam s ealimentar de outro animal, porém, servem de alimento à outro. Alémd e serem usadas como abrigo, sem elas não existeria a produção de oxigenio deixandoa assim de existir vida.
Com exceção das plantas carnívoras, as plantas se nutrem retirando os sair minerais e água do solo, gás carbônico, e por meio da fotossintese, produzem energias necessárias para viver e crescer.
Em presença de solo adverso, de calor ou de frio excessivo, as plantas lançam apresentam e executam recursos diversos, que incluem até modificar seu caminho fotossintético.
◘Adaptação a climas tropicais e desérticos
Em regiões áridas, as plantas são caracteristicamente espinhosas, mais resinosas ou mais tóxicas, pois, estão expostas aos predadores que estão em uma busca incansavel por alimento. Adaptações morfológicas a diferentes climas são conhecidas: por exemplo, os cáctus e plantas suculentas adaptam-se às condições de sol abrasador no deserto, estendendo a área de solo para absorção de água, reduzindo a perda de água nas folhas, ou aumentando a quantidade de água armazenada em seus tecidos. As plantas xerófitas - plantas que resistem bem a condições de seca - apresentam grossas camadas de cera para reduzir a perda de água.
Adaptações bioquímicas também são conhecidas. Para reduzir a perda de umidade, as plantas fecham as aberturas na epiderme de folhas e caule. O fechamento ou abertura de estômatos obedece a um controle hormonal efetuado pelo ácido abscísico..
Talvez o exemplo mais dramático de adaptação a clima seja o caminho fotossintético especial