A Ética do Capitalismo
Curso: Administração
Professor (a): Elysangela Silva
Acadêmico: Francilene de Jesus de Vale Silva Corrêa
Disciplina: Filosofia e Ética Profissional
Resumo Filosofia e Ética Profissional
Santa Helena – MA
2013
A Ética do Capitalismo
A sociedade moderna impôs um estilo de vida, que não corresponde aos valores básicos da ética. Valores estes que poderemos citar : moral, respeito, sentido de vida em sociedade etc. Hoje é muito procurado a valorização individual a qualquer preço.
Uma sociedade só existe quando os princípios da ética são considerados, pois o ser humano é um ente social , vive em sociedade, ou seja em grupo.Com tal é necessário duas ordens, pois esta convivência só permanece com leis que pune o infrator( campo do Direito) e a outra é a consciência moral, onde o indivíduo tem de reagir ao certo e ao errado, a capacidade de distinguir entre o bem e o mal. Na ânsia de vencer na vida, o ser humano se esquece que não pode sobreviver sem regras morais.
Na idade antiga os gregos valorizaram os valores éticos, morais. Os julgamentos destes valores eram feitos por pessoas que não tinham compromisso de ordem econômica, ou constrangimento de nenhuma ordem. Na Idade medieval valia muito a questão da consciência, dos valores religiosos. O capitalismo( capital e trabalho) na Idade Moderna basicamente sua definição seria embasada na justiça social e jurídica (democracia) ou seja a igualdade dos homens nas relações de trabalho. O empregado deveria ser considerado sem preconceitos, pois perante a lei todos são iguais perante ela. No Setor social destas relações o trabalhador deveria ter, alem do salário justo, assistência medica, previdência e educação.
Mas a realidade é outra, no capitalismo hoje existente, o trabalhador só assina na maioria das vezes contratos leoninos, onde