evolução dos seres vivos
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Pesquisa:
Compreender os seres vivos na sua evolução, aquática para terrestre?
Vida na água e fora dela? Quais as estratégias que foram desenvolvida para vencer as dificuldades terrestre?
Há cerca de 450 milhões de anos atrás, a maior parte das classes de animais marinhos atuais já estava estabelecida. O ambiente terrestre, no entanto, continuava desabitada.
Os primeiros seres a conquistar o ambiente terrestre foram as algas verdes, que deram origem às primeiras plantas terrestres. Atraídos pela alimentação vegetal desenvolvida na terra, alguns animais também se empreenderam a conquistar o ambiente terrestre. Eram seres invertebrados e provavelmente insetos e aracnídeos.
Os primeiros vertebrados a surgirem no ambiente terrestre foram os anfíbios, no final do período Devociano, mas, não a conquistaram totalmente, pois sua reprodução ainda dependia do meio aquático. Foram eles que desenvolveram os pulmões (na fase adulta).
No fim do Período Carbonífero, um grupo de anfíbios originou os répteis.
Duas características garantiram o seu sucesso: a fecundação interna e o ovo adaptado ao meio terrestre. Graças a essas características, os répteis sofreram uma enorme irradiação durante a era Mesozóica, espalhando-se por todos os ambientes.
As aves surgiram (essa hipótese é provável) a partir de um grupo de répteis. Algumas espécimes fósseis de um animal denominado Archaeopteryx, que viveu no período Jurássico, têm formas que revelam a transição de répteis para aves.
Os mamíferos evoluíram a partir de uma linhagem primitiva de répteis. Os mamíferos desse período em de formas pequenas e pouco diversificadas, mas tinham algumas vantagens como o sangue quente e a fecundação e desenvolvimento interno, ou seja, ovovivíparos. Após a extinção dos dinossauros, os mamíferos dominaram a Terra. Os primeiros seres humanos vieram a surgir no período