Evolução dos Seres Vivos
Índice
- Como os seres vivos evoluíram no planeta Terra
- Qual a relação de evolução e adaptação
- O que é seleção natural
- Qual a importância da reprodução sexuada na variabilidade genética
- O que é evolução convergente
- O que é coevolução
- O que é polimorfismo em evolução
Introdução
Neste trabalho será abordado o tema de Evolução e Adaptação dos Seres Vivos, onde serão respondidas questões sobre o tema, e discutida a ideia e teorias sobre o tal.
Desenvolvimento
A evolução dos seres vivos é o desaparecimento ou o surgimento de novas espécies causados pela variabilidade genética. É um processo muito lento e pode levar milhares de anos para acontecer, por isso é difícil de acompanhar o processo de evolução.
Ou seja, a evolução se deu a partir da necessidade do ser vivo de se adaptar e conquistar outros meios de sobrevivência, dando origem a funções corpóreas e a modificações na estrutura desses seres.
A evolução e a adaptação andam juntas, porque a adaptação é uma evolução, se um ser se adapta a um meio ele evoluiu ele adaptou e modificou o seu organismo para realizar tal ação. Neste meio ocorre a seleção natural, onde “Os mais fortes sobrevivem”, na verdade os mais adaptados e mais aptos acabam sobrevivendo.
A vida funciona assim, que for estiver em melhores condições ou se modificando a elas continua se perpetuando, já as que não conseguem essa façanha acabam eliminadas.
Essas características são passadas por meio da reprodução dessa espécie, o que torna as próximas gerações, melhores adaptadas ao meio em que nasceram.
O que possibilita isso é novamente a Variabilidade Genética por meio da Reprodução Sexuada, que permite a troca de informações dos progenitores, tornando o ser, mais forte
A Evolução Convergente é definida por ser uma coevolução simultânea de duas ou mais espécies que têm um relacionamento ecológico próximo ou semelhante. Elas se adaptam a características parecidas por causa das