A Import ncia da Verifica o e Valida o para a Qualidade de Software
O teste de software é um elemento de um tópico mais amplo, muitas vezes conhecido como verificação e validação (V&V). Verificação refere-se ao conjunto de tarefas que garantem que o software implementa corretamente uma função específica (requisitos funcionais e não funcionais). Validação refere-se a um conjunto de tarefas que asseguram que o software foi criado e pode ser rastreado segundo os requisitos do cliente.
Verificação e validação não são a mesma coisa, embora sejam frequentemente confundidas.
Boehm (Boehm. 1979) expressou sucintamente a diferença entre elas:
Verificação: 'Estamos criando o produto corretamente?"
Validação "Estamos criando o produto certo?"
O objetivo da Validação e da Verificação é assegurar que o software seja adequado e se atende às necessidades, ou seja, a confirmação de que este cumpra suas especificações. Isso significa que o sistema deve ser bom o suficiente para o uso pretendido. O nível de confiabilidade exigido depende do propósito do sistema, das expectativas dos usuários do sistema e do atual ambiente de mercado:
1. Função do software. O nível de confiabilidade necessário depende do quão crítico é o software para uma organização. Por exemplo, o nível de confiabilidade necessário para o software usado para controlar um sistema crítico de segurança é muito mais alto do que aquele necessário para um sistema de software protótipo desenvolvido para demonstrar algumas ideias novas.
2. Expectativas do usuário. É um reflexo triste, na indústria de software, que muitos usuários tenham baixas expectativas de seu software e não se surpreendam quando ele falha durante o uso. Eles tendem a aceitar essas, falhas de sistema quando os benefícios do uso ultrapassam as desvantagens. Entretanto, a tolerância do usuário quanto às falhas do sistema tem decrescido desde a década de 1990. Agora é menos aceitável entregar sistemas não confiáveis e, assim, empresas de software