Hist Ria Da Tica
A história da ética se entrelaça com a história da filosofia.
Existe grande ligação entre ética e filosofia, pelos conceitos como liberdade, necessidade, valor, consciência, sociabilidade.
Pode-se dizer que a história da ética:
Inicia-se com Sócrates - corpo seria a prisão da alma que é imutável e eterna – existia um bom em si próprio da sabedoria e que iriam ser rememorados com o aprendizado.
Aristóteles - subordina ética a politica, na monarquia e na aristocracia se encontraria a alta virtude. A Ética era adaptativa, servindo as necessidades politicas da época. O homem deveria se conformar com sua realidade.
Dizia que na pratica ética somos o que fazemos.
O mundo essencialista é o mundo da contemplação e divide-se:
1. O agir em conformidade com a razão
2. O agir em conformidade com a natureza e com o caráter.
3. A união permanente entre ética (a conduta do individuo) e politica (valores da sociedade).
Cristianismo: virtude se define a partir da relação com Deus e não mais com a cidade ou outros. Deus é o único mediador. O auxilio de melhor conduta é a lei divina. A ética estabelece três tipos de conduta: Moral ou ética – imoral ou antiética – indiferente a moral.
No séc. XVIII (ética moderna)com as revoluções (religiosa-Lutero | cientifica com Copérnico | Filosófica com Descartes) e o fortalecimento da nova classe social a burguesia – desenvolve-se a ética naturalista: saber sem método é mítica. Para Kant “não existe bondade natural. Somos egoístas, ambiciosos, destrutivos. E se nos deixamos levar pelos impulsos, apetites e paixões não teremos autonomia ética. Devemos agir de acordo com o ato moral que o agir de acordo com as leis universais.
Sec. XIX Friedrich Hegel traz a perspectiva Homem – Cultura e História. A ética deve ser determinada pelas relações sociais. A Vida ética deve ser determinada pela harmonia entre a vontade subjetiva indicidual e a vontade objetiva cultural.