A Hist Ria E Conceito Da Tica
Conceito de Ética
Nomes: Alex Erbert e Gustavo Sena
Administração: 1°F
Professor: Henrique
A História e Conceito da Ética
Ética, moral e filosofia caminham juntas e até mesmo de mãos dadas, mas possuem peculiaridades diferentes. Porém, após essa nossa pesquisa, arriscamos dizer que uma não existiria sem a outra. Afinal, como poderíamos entender o que é ética se não houvessem os filósofos gregos? Como existiria ética se não houvesse a moral?
Apresentaremos abaixo a história da ética separada em tópicos, como forma de organizar nossos pensamentos e também ficar mais fácil entender sobre esse ensinamento milenar passado pelo gregos:
Origem da Ética
A palavra ética vem do grego ethikos e ethos, que juntas significa “portador de caráter”. Nos tempos gregos longínquos existia a necessidade de compreender melhor o comportamento moral das pessoas, para assim conviverem melhor entre si. Ética nasceu na Grécia quase que juntamente com a filosofia, embora seus ensinamentos fossem praticados entre outros povos desde os tempos mais antigos da humanidade, como forma de discutir regras de comportamento para o convívio entre indivíduos duma sociedade.
Diz-se que a Ética originou-se na Grécia, pois estes foram os primeiros a racionalizar e pensar as relações entre as pessoas, suas posturas e criando sistemas para suas ações, porém outros povos já praticavam a ética de uma forma mística e religiosa. Também, ainda na Grécia, a Escola Sofística já estudava e ensinava sobre ética.
Escola Sofistica e sua Ética
A palavra sofista foi originalmente utilizada para designar o artesão experiente em qualquer atividade, mas literalmente, sofista vem de sophia, que quer dizer “perícia”, ou “sabedoria”, e não há como negar que os sofistas eram peritos na argumentação. Mestres que viajavam de cidade em cidade realizando discursos para atrair estudantes, e atraíram muitos, prova que praticavam muito bem a arte de persuadir.
Os primeiros sofistas conhecidos são