UMA HIST RIA DE POL TICA
NARRADOR: Era um belo dia, o sol brilhava, os leitos de hospitais estavam lotados, assaltos ocorriam em vários pontos estratégicos, e a rotina de uma nação conturbada prevalecia.
Manhã de segunda feira, o povo desde cedo na rua, “pegando pesado” para conseguir o sofrido salário mínimo, que infelizmente, para a maioria, não dar para quitar todas as dívidas no final do mês. E em Brasília? Ah, em Brasília...! Em Brasília é feriado, companheiro! Quem trabalha segunda feira? E a ressaca do fim de semana? Como fica?
Imagine uma sociedade democrática onde todos os políticos são honestos, não forjam personalidade e admitem que roubam. Essa é Mensalopolis.
Josefa Dirceu é a cidadã mais ilustre, com apenas 68 anos, já orgulhou muitos habitantes quando liderou o maior esquema de suborno já descoberto.
Nem sempre foi assim em Mensalopolis, políticos costumavam mentir, prometer mundos e fundos a população, saúde, educação e segurança de qualidade, mas anos se passaram, e nada mudou, as pessoas se acostumaram com as falsas promessas dos candidatos, e o conformismo fez com que os políticos assumissem suas reais intenções.
(Cenário de um comício, a personagem entra e posiciona-se ao centro).
JOSEFA DIRCEU: (à platéia) Caros eleitores! Quero receber o voto de cada um de vocês para que eu possa me eleger e lutar para que muitas pessoas tenham uma vida melhor!Meus pais, meus tios e tias, primos, amigos e até vizinhos quem sabe... Há muito tempo que sonho em me eleger, na verdade já ocupei outros cargos importantes anteriormente, mas a droga da investigação derrubou todos os meus esquemas, mas preciso de uma vida digna, quero gozar das coisas boas que a vida nos oferece, mas, infelizmente, não tenho condições para isso, tudo que consegui até agora foi uma misera chacrinha nos arredores de São Paulo, por isso, peço caridosamente que me ajudem a realizar meus sonhos, uma casa na praia, um imóvel luxuoso numa das áreas mais caras de São Paulo, que é