A Hist Ria Da Inform Tica
Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, faz com que surja novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazenadas e computadas atinge um volume incalculável. Sendo assim, a informática surge neste contexto para superar a necessidade do ser humano de registar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.
Desenvolvimento
Visto que a informática é uma das áreas que mais importância ganhou na sociedade moderna, no nosso dia-a-dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são a base de qualquer empresa/negócio ou até mesmo do saber; base social de cada um de nós, enquanto membros activos da sociedade.
Para entender esta grande criação, temos que conhecer alguns fatos que deram vida a informática e tudo teve início em 1642, quando o matemático e filósofo francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora do mundo baseado em seus algorítimos.
Inicia-se então a partir deste período muitas pesquisas a respeito do assunto, que se aprofunda apenas em 1847, quando o matemático inglês George Boole cria o primeiro sistema binário (0 e 1), isso possibilitou a criação de processadores, que trabalhavam interpretando a sequência de 0 e 1 e a transformando em alguma informação, isso foi realizado pelo norte-americano Herman Hollerith fundador da Tabulating Machine Company, precursora da IBM, ele foi o criador de um processador de dados eletromecânico conhecido como cartão perfurado. Apesar de todas estas descobertas terem sido vitais para a informática, nenhum destes homens imaginava o que estava prestes acontecer.
O primeiro computador do mundo
O primeiro computador do mundo surge em 1930/1931 quando Vannevar Bush, coordenador de um centro de pesquisa sobre ciência desenvolveu o primeiro computador, que ainda não executava tarefas avançadas, era somente uma simples calculadora