Hist Ria Da Inform Tica
Trabalho de C.T.C.I A HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
ALUNO: Matheus de Souza Correia
PROFESSOR: Leonardo Ruas
1°ano A TI
ITANHÉM/BA
2013
O homem não pára. Cada vez mais automatizando as coisas em benefício dele mesmo chega às calculadoras. Milhares de anos se passaram do ábaco até este início e outros passarão até à construção mais elevada da automatização: o computador. Chamado por muitos como extensão da inteligência humana.
As calculadoras, da mais simples até às mais sofisticadas (entre elas as gráficas) trouxeram inovações à educação matemática. Cálculos com demora de uma eternidade para serem concluídos, já não são demorados, graças ao advento destes instrumentos.
De referir uma experiência obtida num grupo de alunos, ao estudarem as relações entre os coeficientes a, b e c de uma equação quadrática. “Estas experiências só foram possíveis devido às características das calculadoras gráficas e do software Fun, que têm flexibilidade suficiente para que problemas abertos sejam abordados, através de um enfoque não analítico”
As novas formas de vida que a revolução burguesa trouxe e o desenvolvimento do capitalismo estimularam consideravelmente a vida económica das nações. As relações comerciais tornaram-se complexas e apareceram novas necessidades de dispor de instrumentos cómodos e rápidos, capazes de realizar os já complicados cálculos da época.
Foi neste contexto que, no século XVII, surgiu a primeira calculadora mecânica conhecida na actualidade e atribuída ao filósofo e matemático Blaise Pascal. Na realidade era só para ajudar o seu pai, que era encarregado de controle fiscal na Normandia. Tal como no ábaco, no qual a operação básica é contar pedrinhas ou contas, numa calculadora mecânica contam-se os dentes de uma engrenagem. A possibilidade de construir tais máquinas viu-se favorecida